quinta-feira, 9 de junho de 2011
0 comentários

Liberdade de expressão e direitos dos estudantes

06:12
Diretório Central dos Estudantes (DCE) é uma entidade estudantil que representa todos os estudantes (corpo discente) de uma instituição de ensino superior, sejam elas universidades,faculdades ou centros universitários. Tem o papel de organizar suas lutas.
Isso é o que diz o Wikipédia sobre o famoso, polêmico e morto DCE quando observado o DCE da UFV-CRP. Preocupados na maioria das vezes com alojamentos e restaurantes universitários, segue uma luta com o clichê discurso de época de eleição "Meu povo!... Precisamos lutar!... Nós temos o poder!..." Sempre as mesmas palavras vindas das mesmas bocas e sempre as mesmas desculpas. Eu mesmo sei que o aluguel em Rio Paranaíba é abusivo, mas eu posso afirmar que a UFV tem problemas maiores do que este, meu caro leitor. Falta de professores é uma dessas preocupações, e enquanto a Tia Dilma não solta a tão aguardada verba para contratações de professores nas universidades federais, os alunos chupam o dedo, professores se desdobram em três para dar aulas, professores substitutos (também chamados de gambiarras) dão aulas as quais eles não tem a melhor capacitação para isso. Então o que vemos? Profissionais sendo mal formados.
Se querem casa, comida e roupa lavada sem se preocupar com a qualidade de ensino e dos professores, eu indico que façam vestibular na UNIPAM ou em qualquer outra instituição particular de ensino superior da região, porque a prefeitura municipal te dá uma ajudinha. Mas se você quer uma universidade federal do nivel da UFV, eu recomendo-lhe ações concretas, preocupações com aquilo que é necessário demasiadamente.
Primeiramente, exerça seus deveres e exija seus direitos, na verdade, antes disso você devia pelo menos conhecê-los, o que posso dizer é que a cidadania e democracia brasileira é um tanto falha, então é de extrema importância saber do que você é capaz.  Dizer que eu como estudante tenho poder não incita que eu consiga exercê-lo, pois eu nem sei qual é.
Gritar, fazer discursos clichês, incitar a discórdia e a revolta não é liberdade de expressão, eu tenho outro nome para isso. Sentar, discutir com bom senso, entender ambos os lados, saber da opinião geral, conhecer os problemas, as dificuldades e as barreiras que impedem a melhoria é sempre bom. E o melhor, disseminar isso que você sabe, sem distorcer é o melhor a se fazer dentro de uma democracia, isso, se o seu desejo for realmente uma democracia ou mesmo a melhoria de algo.
Cutucão do dia:
Bem sei que há pessoas que aprenderam com os políticos rio paranaibanos a como manipular mal as pessoas, e quando eu digo que é bom aprender com os erros dos nossos políticos, eu não estou querendo dizer que é pra você aprender a errar como eles.
Se a carapuça serviu, veste!


Este post não acaba aqui.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top