quarta-feira, 20 de julho de 2011
3 comentários

Ensino religioso na escola pública

   Particularmente acho este assunto extremamente polêmico: ensinar ou não religião dentro das escolas públicas? Na minha opinião, ensinar religião é importante, mas veja bem, ensinar RELIGIÃO.
   O estudo da religião deveria ser algo democrático, globalizado e imparcial, mas não vemos isso. O que vemos na verdade é o ensino bíblico, muita das vezes baseado nos valores éticos pregados pelo livro sagrado, o que necessariamente não é ensinar religião. O ensino da religião deveria estender-se em ensinar sobre as religiões, seus dogmas, suas fundamentações e crenças, e não estender-se somente a entender o que se fala na bíblia, os mandamentos e o nome dos apóstolos. Aprender isso é indispensável então? Não, o que quero dizer é que existem tantas religiões/doutrinas no nosso país que se fundamentam em crenças além da bíblia que ensiná-la por si será restringir o conhecimento do aluno em apenas poucas religiões.
   Inegavelmente podemos dizer que o ensino religioso dado nas escolas públicas está dirigido para o catolicismo desde que aprende-se basicamente apenas as crenças relacionadas a essa religião. Nosso país é tão rico em crenças próprias e também de outras crenças originadas em outros países, mas adeptas por parte da nossa população que são alvo de preconceitos como Umbanda, Espiritismo Kardecista, Protestantismo em geral, Budismo, Paganismo e etc. e esse preconceito é gerado pela falta de informação sobre estas doutrinas/religiões.
   O ensino religioso adequado diminuíra o preconceito e a democracia quanto ao uso da fé, sem parcialidades e ajudaria o adolescente ou criança na formação de caráter individual sem influenciar na escolha de nenhum, fazendo com que ele seja autônomo o bastante para decidir qual crença mais se adequa aos seus ideais.

3 comentários :

  1. O Ensino Religioso deveria apresentar os vários tipos de religiões existentes ou pelo menos os que tem mais seguidores.
    Acho que seria interessante mostrar as diversas religiões e suas principais características.
    Sou católica, sempre achei interessante as aulas de religião pois estavam voltadas para a minha religião. Mas tive colegas que não assistiam as aulas exatamente pelo mesmo motivo.
    Acho que seria interessante se o governo fizesse um programa que pudesse ser seguido, para que todas as escolas públicas do Brasil tivessem acesso ao mesmo conteúdo.
    Nesse programa deveria conter quais as religiões deveriam ser "ensinadas". No meu ponto de vista, deveria ser feito um breve resumo sobre cada religião. Bom, mas também acho que não seria possível apresentar aos alunos todas as religiões existentes, já que é um número muito extenso, então seria legal apresentar as religiões predominantes no mundo.
    Essa matéria deveria ser apresentada em apenas um ano, no máximo dois e, preferivelmente no ensino fundamental, reservando o ensino médio para as matérias como física, química, matemática, português e outras.
    Mas um sistema assim levaria um bom tempo para funcionar, já que exigiria elaboração de livros e também treinamento de muitos professores. Isso exigiria um enorme investimento, mas seria algo que melhoraria a educação básica, já que traria mais conhecimento aos alunos e, como já foi dito por Paloma Silva, ajudaria o adolescente a formar seu caráter individual, já que, ele conhecendo diversas religiões, teria condições de escolher aquela que mais tem a ver com ele.

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  2. Exatamente isso, necessita-se de exercer a democracia e o livre pensamento em todas as áreas do ensino. Facilitaria o entendimento e diminuiria o preconceito existente, esse mesmo procedimento poderia ser adotado em outras matérias e mostrar o dinamismo que o ensino realmente tem de propor.

    Obrigada pela opinião, continue comentando no blog quando puder! Abraços!

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  3. Um fato que venho observando aqui no Rio Grande do Sul, é que os professores de ensino religioso e filosofia estão "mais ateus do que antigamente"...
    Todos os professores de ensino religioso de todas as escolas que tenho informação (na região metrpolitana de POA) aplica um ensino religio mais filosófico em suas aulas, ou seja, não defendem (ou atacam) nenhuma crença, apenas mostram os pontos principais das consideradas mais importantes (cristianismo, islamismo, judaismo, etc...)

    Considero essa disciplina desnecessária na formação do aluno... Se em lugar desta, fosse inserida uma matéria como Ética, por exemplo, com certeza seria mais proveitoso...

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