domingo, 6 de novembro de 2011
2 comentários

Política participativa

02:48
Se tem uma coisa que eu defendo é a democracia, é o poder do povo de decidir aquilo que é melhor para elas e se teve uma coisa que eu gostei foi a iniciativa de chamar a população para presenciar a decisão do destino dos R$500000,00 destinados à infra-estruturas do município.
Infelizmente no dia desta reunião eu tinha visita em casa e mais tarde iria a uma pequena reunião de colegas de trabalho, então acabei não indo. Mas tentei ficar atenta sobre a decisão que houve no plenário da Câmara Municipal, ouvi dizer então que estes quinhentos mil foram destinados a saúde que se não me engano tem uma verba anual de 6 milhões (isso se não me engano, ok).
Já que esta parte está resolvida seria importante que a população estivesse disposta a dizer o que é que a saúde está em falta. Por exemplo, as vezes falta remédios no posto, alguns médicos simplesmente vão embora por dizer que o salário é baixo, coisas do tipo que só as pessoas que usam realmente o serviço é que sabem o que lhes faltam. Felizmente vou ao médico raramente, o que me impossibilita de falar coisas que eu não sei, o pouco que sei da saúde é sobre a falta de remédios que, por exemplo, minha mãe usa. Percebemos que as vezes muitos serviços emergênciais não podem ser feitos aqui, como atendimento de pessoas com fraturas, este tipo de caso pode levar o paciente a morte ou em casos menores, pode aumentar o risco do paciente, se parte desse dinheiro fosse investido em melhorar a infraestrutura do hospital para que pudesse atender casos emergenciais como este, acho que a população seria imensamente beneficiada.
Felizmente nossa cidade não passa por problemas como muitas outras pela região, como filas enormes para atendimento, negligência e até mesmo algumas mortes por causa disso, o que é um ponto positivo e revela outras questões a serem modificadas no nosso sistema de saúde. Observamos a excelência do nosso sistema até mesmo nos atendimentos nos postinhos de saúde como o PSF Olhos D'água, raras vezes faltam-lhe remédios ou vacinas, o atendimento quanto a saúde bucal é muito bom.
Bem, com isso até mesmo penso que este assunto deveria ser mais debatidos pelos profissionais da saúde e pela população e assistido pela as autoridades.
Bom, o que eu queria dizer era isso e queria parabenizar as autoridades por esta iniciativa e espero ver outras que possivelmente quero presenciar.

2 comentários :

  1. muito massa.................. ,mas acho que essa grana poderia ser utilizada para a criação de uma area de lazer publica: quadra de areia, campo society, salao de jogos, piscina aquecida para atender a demanda ( hidroginastica, hidroterapia, nataçao infantil,..), pista de caminha iluminada,.....

    ResponderExcluir
  2. Interessante isto, pra você ter uma idéia este possivel investimento no lazer influenciaria muito na saúde, pois a prática de esportes para todas as idades possibilita uma melhor qualidade de vida e previne inúmeras doenças graves que são as maiores incidentes em nossa cidade.

    ResponderExcluir

 
Toggle Footer
Top