sábado, 23 de julho de 2011
0 comentários

Animais nas ruas: abandono e descaso

03:58
Toda vez que você sai na ruas de Rio Paranaíba não é difícil ver de dois a cinco cachorros nas ruas, geralmente magros e doentes. Algumas pessoas jogam pedras, outras espantam os animais das portas de suas casas, mas é fato que o número de cachorros e gatos abandonados não diminui por isso.
De onde vêm tantos animais?
Vêm do descaso e do abandono de alguns cidadãos, eles abandonam seus animais de estimação nas ruas por variados motivos, alegam desde o fato de não ter condições para tratar dele quanto o fato de que o animal é violento e etc. Algumas vezes a cachorra ou a gata da casa engravida, mas os donos não querem os filhotes e acabam soltando-os na rua para morrer de fome e frio.
Os donos desses animais deveriam adotar medidas para que isto não aconteça como vacinar ou castrar o animal, evitando que ele vá ter o cio e em conseqüência engravide.
Eu por exemplo, moro bem na saída da cidade e constantemente pessoas abandonam seus cães e gatos aqui, de tanto adotar gatos que estão morrendo na rua, hoje eu contabilizo 23 gatos. A maioria chegou aqui em casa doente, e mesmo com dificuldade nós cuidamos deles até ficarem curados. Alguns chegavam aqui machucados, com cortes por todos os lados, alguns haviam sido atropelados, outros nasciam com defeito e eram descartados pelos donos. Mas aqui em casa nós os tratamos e deixamos eles curados. Também já pegamos cachorros de rua, sendo que bem me lembro que um desses cães havia "colado" o estômago de tanto ter passado fome na rua e mesmo a gente dando comida a ele, o alimento não parava em seu estômago e em poucos meses ele faleceu. Meu pai é quem cuida dos animais, como ele é aposentado por invalidez, lhe sobra tempo para cuidar dos animais, e o bom é que os próprios animais fazem companhia a meu pai já que eu e minha mãe trabalhamos.
Agora me diz, você acha justo deixarem o animal na rua para morrer? Para morrer lentamente de fome, frio ou doenças? Ou mesmo deixá-lo a mercê de ser atropelado ou morto por outros animais?
Eu apóio a adoção, eu apóio que as pessoas adotem um animal e cuide dele, eu apóio que ninguém e nem muito menos um animal deveria passar fome entre outras necessidades.
Cidadania também é isso, é cuidar daquele que não pode por si mesmo. E imaginem só quantas coisas você pode evitar com uma simples adoção, exemplo: se você adotar um cão doente na rua e tratar dele como deve, evitará que a doença se alastre e que talvez ofereça perigo a sociedade.
Outra coisa que seria interessante para o fim desses animais seria a construção de um canil e gatil, desde que estes sejam cuidados por um veterinário que dê o que eles precisam além de carinho também. Esse animais poderão nesse lugar serem tratados e oferecidos a adoção, além de serem castrados para que não acha uma proliferação desses animais.
Eu acho esta uma solução cabível, só sou contra o extermínio desses animais. Acho isso uma barbaridade, esses animais merecem carinho, afeto, atenção e cuidados, matar um a um dos animais que está na cidade não é solução.
Sem contar leitor que muita das vezes esses gatos deixados nas ruas são alvo de "macumba", e são mortos cruelmente por uma coisa tão irreal e desnecessária.

Bom, fiquem a vontade para comentar e deixo aqui algumas fotos dos meus animais, de alguns que não resistiram aos ferimentos e outros que já morreram de velhice até. A maioria chegou aqui debilitado e agora estão enormes e saudáveis, e melhor: cheio de vontade de receber carinhos.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top