segunda-feira, 8 de agosto de 2011
3 comentários

ENEM: realmente de todo ruim?

03:48
   O que se ouve de reclamações sobre o ENEM é difícil de ser escrito, quase 90% dos alunos tem algo a reclamar do tão afamado e problemático processo seletivo.O Exame Nacional do Ensino Médio teve como objetivo principal em sua criação no ano de 1998 avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio, e só depois foi usado como exame de acesso de entrar numa universidade pública através do SISU.
   Este exame contém 180 questões e uma redação, sendo estas questões transdisciplinares onde o estudante terá de mesclar vários conhecimentos adquiridos no ensino médio para responder a uma só questão.
Para quem já fez alguma prova de vestibular já devem ter percebido que estes exames utilizam de métodos avaliativos diferentes do ENEM, enquanto os vestibulares normais utilizam de fórmulas, datas e conceitos decorados, o ENEM vai avaliar o raciocínio lógico, o domínio da matéria e a interpretação de fatos.
   Então eu pergunto para aqueles que odiaram saber que o ENEM agora é o único meio de ingressar numa universidade: Qual dos exames, ENEM ou vestibular comum que irá te preparar mais para a vida universitária? O ENEM que testará a sua competência, o seu domínio e o seu desempenho em trabalhar sobre pressão ou vestibular comum que testará o quanto você decorou tudo que havia sido dito no cursinho?
   Devemos ter a idéia de que a vida universitária está diretamente ligada a pressão, você percebe que uma matéria vista no período X vai depender se você entendeu o período Y o que é realmente a transdisciplinalidade que o ENEM carrega em suas provas. Há coisas que caem no vestibular que realmente são fora de série, questões que você aprendeu no 1° ano do Ensino Médio e você é obrigado a saber tudo aquilo e ainda mais, no ENEM existe uma grande facilidade de você gerar um conhecimento a partir do próprio texto citado na questão, de trabalhar o raciocínio lógico, o que indiscutivelmente é mais fácil do que decorar tudo o que já foi visto.
   Cabe lembrar aos que vão fazer o ENEM uma coisa que fora dito a vocês há anos atrás e esta coisa sim deveria ter sido decorada, lembram-se quando suas professores do ensino básico diziam a vocês que o hábito de leitura era importantíssimo? Pois é, agora no ENEM você perceberá que este hábito nunca fora tão importante e decisivo em suas vidas. Este hábito lhe proporcionará rapidez na leitura e esta rapidez estará munida de uma facilidade na interpretação do que foi lido, o que lhe garantirá agilidade na resolução de uma prova tão extensa. Esse mesmo hábito de leitura de auxiliará na redação, esta redação quase sempre é um texto dissertativo, o que lhe implica em saber ler e interpretar fatos e o melhor ainda escrever com desenvoltura aquilo que você pensa. Agora dá até pra dar um arrependimentozinho de não ter ouvido aquela professora que lhe obrigava a ler vários livros que você as vezes pode ter considerado chato.
   Esse ano vou fazer ENEM e fiquei feliz de saber que dependerá do meu desempenho nesse exame para ingressar numa universidade federal, como não estou fazendo cursinho ( por dar aula particular a noite e porque ficaria muito cansativo para mim chegar em casa as 5 e estar na escola às 6 horas da tarde) eu estou estudando para o ENEM no laboratório onde faço iniciação científica, e além do mais hábito de leitura eu sempre tive e hábito de escrever nem se fala não é mesmo?

Bom gente só queria falar mais um pouco sobre isso e desejar sorte aos que vão assim como eu fazer o ENEM este ano.
Abraços!

3 comentários :

  1. Paloma, não concordo que o vestibular seja algo que utilize apenas conceitos decorados.
    O vestibular também tem muitas questões de interpretação e raciocínio lógico.
    Acho também que o aluno deve saber as matérias específicas do curso que pretende fazer.
    Exemplo, se você pretende fazer o curso de ciências biológicas (acho que seu projeto de iniciação científica é nessa área), acho que pelo menos o conteúdo de biologia dado no Ensino Médio você deve conhecer.
    O mesmo se aplica as outras áreas.
    No meu ponto de vista, mesmo que não seja cobrado no ENEM coisas como decorar datas, nomes e outras coisas não quer dizer que não seja interessante você saber.
    Por exemplo, se você pretende fazer um curso relacionado a história, acho de extrema importância pelo menos algumas datas mais importantes você saber.
    Se você quiser fazer medicina, acho que pelo menos as partes relacionadas que você aprendeu no ensino médio é interessante saber (partes do corpo humano, funcionamento, etc).

    Uma das coisas que eu considero importante na maioria dos vestibulares é o "peso" das matérias. Sendo que as matérias mais relacionadas com seu curso "valem mais pontos" que as outras.

    E sobre o que você falou sobre o hábito de leitura, acho importante sim. Nessa fase do estudo (preparação para o ENEM) acho que você deve dar atenção especial aos jornais e revistas (parte econômica, política, esportes, violência, educação...) pois em um tipo de exame como o Enem deve ser importante ter um pouco de noção sobre atualidades. E não só aos jornais escritos, acho que você deve escolher também um jornal da televisão de sua preferência e acompanhar todos os dias... claro, tudo isso acompanhado de muito estudo.

    E sobre não estar fazendo cursinho, na minha opinião isso não interfere. O que julga é o aluno. Se você é uma boa aluna e tiver acesso a bons materiais, consegue passar. Mas se você não é uma boa aluna, não se interessa por nada, pode fazer o melhor cursinho que vai ser meio difícil você conseguir um bom desempenho.
    (Pelo que já vi no seu blog, você demonstra ser uma boa aluna)

    Boa sorte no ENEM!

    ResponderExcluir
  2. Você escreve muito bem, a redação do ENEM, no meu ponto de vista, vai ser o destaque da sua nota.
    É importante ler notícias de atualidades.

    Dependendo do tipo da redação seria legal citar fontes: (Na revista NOMEDAREVISTA de janeiro de 2011 tem uma reportagem que fala sobre esse assunto, explica a reportagem... eu concordo com o que foi exposto por isso e por isso, mas discordo por aquilo)
    Também citar nomes (O senhor Fulano, secretário de alguma coisa, falou sobre esse assunto, deixando claro isso e mais aquilo).

    Isso mostra que você domina o assunto.

    No meu ponto de vista, na redação você deve mostrar basicamente isso: Escreve bem, não tem erros ortográficos e domina o assunto.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela opinião de vocês, no quesito decoreba eu penso assim, o vestibular é muito mais "puxado", e o que já fiz de pases posso dizer que é algo mais complicado que o Enem. Apesar de ter feito apenas umas questões de Enem, notei uma maior facilidade dele em questão do vestibular. Sobre as questões especificas, acho justo, se você acha que tal curso é aquele que você tem vocação obrigatoriamente você tem de ter facilidade naquilo, interesse naquilo, o curso que você escolhe já reflete naquilo que você sabe!

    Obrigada novamente pela opinião e pelos elogios, espero ter a participação de vocês sempre aqui no blog!
    Abraços!

    ResponderExcluir

 
Toggle Footer
Top