segunda-feira, 11 de junho de 2012
0 comentários

Eleições 2012- Pensar pelo bem comum

07:28
Em cidades pequenas como Rio Paranaíba, onde o contato entre candidato e eleitor é muito mais efetivo, veremos muitos candidatos visitando nossos lares e nos enchendo de promessas. 
Diante disso, a população precisa estar ciente das promessas e conseguir discernir o que é possível de ser feito em quatro anos e o que não é possível, para não cair na lábia de quem promete mundos e fundos mesmo sabendo que isso é impossível. Afinal, muita das vezes são prometidas obras que não podem ser feitas diante do tempo que será gasto, diante de toda burocracia envolvida, diante do custo e do poder o qual o candidato talvez não possua. Mais que essas questões, é bom analisar se a cidade realmente necessita daquela obra prometida, se há outro meio de resolver aquele problema sem tantas medidas, por exemplo, a construção de uma nova escola municipal na nossa cidade, é claro que nós temos salas de aula lotadas, mas a construção de uma nova escola demandaria muito dinheiro para construção e mais ainda para manutenção, a saída mais concreta seria aumentar as dependências das escolas já existentes. Há pouco escrevi uma palavra interessante: CONCRETA. É necessário que tenhamos criticidade o bastante para analisar se as propostas são concretas, se estão cabíveis com nossa realidade. Para isso, meu caro leitor, é necessário que quando o candidato se sente na sua sala você debata com ele, discuta, compartilhe ideias. Não adianta ficar apenas reclamando do candidato que na campanha anterior lhe prometeu isso e aquilo, é necessário se precaver para que isso não aconteça. 
Discuta com o candidato suas propostas e pergunte a ele como ele irá fazer isso, teste-o para saber se ele conhece de toda a máquina pública, de toda a burocracia envolvida no processo. Busque testar a seriedade do candidato, sua honestidade, busque extrair dele todas as características que você pensa ser correto num líder. Escolher um líder precisa ser algo bem feito, não se iluda com promessas de coisas belíssimas, busque nele propostas concretas, que abranjam o maior número de cidadãos da cidade. Pule fora daqueles candidatos que lhe prometam cargos, que prometam obras que só servirão de cabides de emprego, pois estes candidatos só almejam o bem próprio e de uma pequena parcela da população.
Outra questão que acho necessária discutir aqui é a compra de votos, a corrupção. Raciocine comigo: Quem compra o seu voto é porque não tem condições de conquistá-lo por mérito. A compra de voto é ilegal e o dinheiro usado nesta prática muita das vezes também é, vem de desvios de verbas dos cofres públicos. Sendo dinheiro público você já sabe que ele também é seu, é como se você tivesse depositado anos de impostos e lhe é devolvida nem 1% do montante. Pense comigo mais uma vez, meu caro leitor, esse dinheiro dá pra você comprar umas coisinhas pra você que não vão durar muito tempo, coisas pequenas do seu dia-a-dia, mas imagine o que daria pra fazer com todo o dinheiro usado na compra de votos? Daria pra pagar melhores salários para um enfermeiro, para um dentista, para um gari, para um professor... Daria pra comprar uma melhor merenda para a escola do seu filho, daria pra comprar uma remessa de remédios para hipertensos, daria pra comprar e fazer um monte de coisas que seriam usados por muita gente e não só por você ou pelo seu vizinho. 
Então leitor, a questão é que nós temos que deixar o egoísmo de lado quando formos escolher um líder, afinal, um líder é para todos, mais ainda se tratando de uma democracia. Este líder deve fazer benfeitorias para todas as classes, gêneros e raças e não só pra mim e não só pra você. Afinal, se você por acaso ganhar um emprego por afinidade política isso te dará uma salário bom, mas não significa que terá melhoras no hospital municipal que você utiliza, por exemplo.
Pensem nisso, a escolha de prefeitos e vereadores não é uma coisa qualquer, é necessária muita calma, muita conversa e muito do "pensar no bem comum".

Bem, eu desapareci por muito tempo, mas já estou voltando para fazer postagens sobre as eleições e a política em geral da nossa cidade. Comentem! Participe do blog e exerça parte dos seus direitos como cidadão de liberdade de expressão política!

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top