sábado, 6 de abril de 2013
2 comentários

A Cidania VS Calúnia e difamação

05:06
Sempre defendi o poder de ser cidadão, os nossos direitos e a liberdade de expressão, desde que usados de forma correta. Vou dar como exemplo o blog A Cidadã, aqui eu falo dos problemas de Rio Paranaíba e nunca deixei de citar as fontes ou fotografar os fatos, nunca deixei de comprová-los, não difamo, não calunio e nem toco na vida pessoal das pessoas, pois isso não me importa como cidadã. E o melhor, sempre mostrei o meu rosto, meu endereço, porque eu não tenho medo do que eu falo, das retaliações e muito menos das ações da justiça, porque eu nunca desrespeitei nenhuma lei. Talvez seja por isso que o blog tenha tanta repercussão e credibilidade. Por mais que eu não seja jornalista, com diploma e tudo, eu sempre soube usar as palavras certas, nas horas certas e sem sensacionalismo ou parcialidade. E eu vejo que A Cidadã teve um papel grande na cidade, pois mostrou a realidade de alguns lugares e situações, quando muitos nem imaginavam o que estaria acontecendo á um palmo do seu nariz. 
Hoje em dia o que eu vejo é que as pessoas também tem aderido a ideia da cidadania, estão reclamando, estão mostrando sua insatisfação e deixando claro seu ponto de vista. Outras vendo meu pedido de uma postura cidadã, foram cobrando dos secretários, chefes de divisão, vereadores e prefeito os seus direitos e as melhorias que achavam necessário. Acho tudo isso maravilhoso e é o que eu realmente sempre quis, porém, há aquelas que distorcem a cidadania.
Em Rio Paranaíba o que tem surgido são pessoas que escondem seus nomes e rostos e começam a falar tudo que querem. Nada contra, porém, o direito a cidadania é concedido a quem tem registro de nascimento, pois o cidadão tem nome, sobrenome e face! Então, leitor, é importante que quando você reclamar de algo, mostre seu rosto. Pois você mostra que não tem medo, vergonha e tem ciência daquilo que você diz. E como eu disse, eu sempre mostrei o meu rosto, meu endereço, porque quem quiser discutir comigo qualquer coisa que eu posto, já sabe onde me encontrar e não precisa ficar falando asneiras e nem me odiando pelas costas.
Outro problema é que todo mundo quer ser cidadão, mas nem sabe dos seus direitos e deveres, nem mesmo as leis que envolvem tudo isso. Querem exercer o direito á liberdade de expressão, porém difamam, caluniam e não se dão conta que isso não é cidadania, não é liberdade de expressão, isso é crime!

Calúnia
Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:
Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
§ 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.


Difamação
Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

Injúria
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.


É claro que você pode reclamar das ações ADMINISTRATIVAS do prefeito, vice, vereador, secretário e chefe de divisão, mas a sua vida pessoal não lhe interessa e mais ainda, você pode ser punido por isso. Então se você quer falar aos quatros cantos que está insatisfeito com algo administrativo, fale, agora difamar e caluniar é outra história.  E o pior de tudo é difamar e caluniar sem mostrar o rosto, o que  mostra que você não tem a menor decência para isto. Pois você se esconde, se fosse verdade você não precisaria se esconder, não é mesmo?
Outra coisa, leitor, eu escrevo neste blog há anos, nunca ganhei nada além do ódio de alguns e o carinho de outros, mas há quem use a pseudo-cidadania a seu favor, não querem o bem de ninguém, eles só querem causar tumulto e destruir a imagem alheia. Pouco se importam com o cidadão, só querem beneficiar a si próprio e difamar aqueles a quem odeia, apenas isso. 
Até eu fui alvo dessas ações, mas deixa eu dizer uma coisa a vocês, leitores, a minha dignidade, a minha honra, a minha verdade eu defendo com unhas e dentes. Meu presente eu não preciso mascarar. Meu passado eu não preciso esconder de ninguém. Meu futuro será maravilhoso, pois sempre andei com a verdade. O que eu sou eu tenho orgulho de ser e graças a boa educação que eu tive eu sempre fui uma cidadã de bem, com um ótimo nome, com uma trajetória de orgulho tanto para minha família quanto para minha cidade. E aos que quiserem, mesmo assim, tentar caluniar e difamar a minha pessoa eu peço que primeiro vejam se são pelo metade da pessoa que eu sou, se tem a metade do respeito que eu tenho e se possui a metade da dignidade e honestidade! Se não possui nenhum desses, peço que continuem calados para não serem humilhados!
Esse é um recadinho básico, que não vale só para falar de mim como falar de qualquer um, pois se você precisa se esconder atrás de um rosto falso para falar de alguém, é porque você não chega aos pés de quem você difama!
Tranquilo? Peço que compartilhem esse post, é importante que alguns leiam!

2 comentários :

  1. Maria Antonia Maciel8 de maio de 2013 às 07:14

    Olá, garota! Acabo de ler o seu belo texto e senti uma segurança invejável. Ah...o mundo deveria cultivar muitos mais como você. Vim aqui pela primeira vez, a pedido de minha sobrinha Alice Maciel. Voltarei sempre! E mais: jornalismo não prioriza diplomas, prioriza verdades, coerência e respeito. Vejo isso em você. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Maria Antônia! Obrigada mesmo, o apoio dos conterrâneos me enchem de vontade de continuar o trabalho e seguir em frente com meus ideais para com a população. Agradeço a Alice pelo apoio que tem me dado, me orgulho muito de vocês que mesmo não morando na nossa cidade, tem um carinho todo especial e se importam pelo bem estar da nossa população! volte sempre e comente, a Cidadã agradece!

    ResponderExcluir

 
Toggle Footer
Top