terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
5 comentários

Quanto vale um sorriso? - Por Silvio Boaventura

16:36

Neste texto você encontra rastros de anos de trabalho árduo, de orgulho, de vitória, de derrotas e mais ainda de um esforço inigualável pelo bem comum. Peço que leiam e comentem o texto de um dos caras que tenho mais admiração e respeito, tanto pelo seu trabalho, quanto pela sua pessoa e lhes garanto que depois de ler este depoimento vocês terão o mesmo sentimento que eu:

Quanto vale um sorriso?
Sou formado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física- Universidade Federal de Goiás. E desde fevereiro de 2003, trabalho em nosso município ministrando aulas de vôlei. Minha trajetória se funde com a historia do voleibol aqui,  já são alguns anos de muita luta, perseguições, enfrentamentos, alegrias, satisfação,..., tudo com muito amor , carinho e dedicação.
Trabalho mais com esse esporte, pois é muito mais organizado, muito mais “civilizado”, mais democrático, menos preconceituoso e muito mais divertido. Prova disso é que nosso país antes era considerado um país de chuteiras, mas atualmente o VOLEIBOL praticado aqui é de importância mundial, serve de espelho, é um país respeitado e em todas as competições é considerado favorito. Somos campeões praticamente em tudo: Liga mundial, campeões olímpicos, campeonatos mundiais..... A “vitrine” voleibol é muito superior às outras.
Nosso município sempre priorizou o futebol, esquecem-se que temos um esporte de qualidade  e que hoje competimos em pé de igualdade com nossos vizinhos e até superiores a muitos deles.  Vejamos nossa trajetória nos JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais), onde começamos a participar em 2006, onde fomos pela primeira vez, faltou experiência para nossos atletas. Em 2007, tivemos a consagração: minhas meninas foram campeãs no modulo I e o modulo II ficando com medalha de prata e o futsal módulo II também foi campeão, nesse ano fomos representar o MUNICÍPIO na fase regional. Em 2008, devido à falta de investimento e reconhecimento,..., foi um descaso total para com todos, uma falta de respeito devido aos feitos do ano anterior. Voltamos em 2010, bronze para o vôlei feminino mod. I. 2011 – prata para minhas menininhas e em 2012 uma surpresa: duas medalhas para o voleibol – prata para o mod. I e bronze para o mod.II. É ou não é uma bela carreira? Uma historia assim deveria merecer o devido respeito e ser parabenizados pelos esforços, talento, dedicação, garra e determinação de nossas meninas.
Pergunto: quanto vale um sorriso? Quanto custa a alegria delas? Deve ou não investir mais para dar uma atividade saudável, onde se visa formar a cidadã por completa, com sentimentos verdadeiros, senso de coletivismo, regras, atividade física, momentos de lazer e diversão, vale a pena investir?
Respondo: as cifras envolvidas são irrisórias ante o tamanho do beneficio a médio e em longo prazo. A criança envolvida no esporte não tem tempo para ficar na rua, em más companhias, procurando coisas não tão licitas, melhora no rendimento escolar, o comportamento é moldado para a compreensão do bem comum, aprendem regras, limites, a valorizar o outro, oferece objetivo, desinibe, dá prazer muito maior que outras porcarias que o mundo oferece,... Poderia escrever por muito tempo sobre a positividade do esporte.
Agora, resumindo, até quando o Poder Público ficará omisso? Quando nossa sociedade irá despertar em prol do esporte como um salvador de nossa juventude?  As crianças rio paranaibanas anseiam por dignidade, querem material esportivo de qualidade, equipamentos mais modernos, querem apoio, querem investimentos, querem reconhecimento,.... ELAS QUEREM: RESPEITO!
Silvio Boaventura

Fotos da ultima participação de Rio Paranaíba no JEMG que provavelmente não participará este ano

É isso aí, queridos leitores! Esta é a história de uma luta incansável por um esporte que tirou várias pessoas do sedentarismo, levou otimismo e ensinou a força de vontade e companheirismo a muitos jovens e inclusive a mim. Este post quero que chegue ao máximo de leitores possíveis, para que vocês saibam que o volei de nossa cidade tem seu valor, tem seu mérito e merece investimento. Espero que o senhor Chefe da Divisão do Esporte leia este post, já que é meio "difícil" encontrá-lo e contatá-lo para falar sobre nosso esporte. Já disse, nada pessoal, nós só queremos que o esporte seja democrático!

5 comentários :

  1. Dito e feito, concordo plenamente com ele..... E querem que ele trabalhe de graça...... Quanta falta de respeito, quanta falta de consideração,.... Silvim pode ter certeza que sempre terá a gratdao e o reconhecimento de todos nós que passamos por vc ....... Sempre terá lugar especial em nossos corações

    ResponderExcluir
  2. ola amigos e amigas do esporte e de Rio Paranaiba , gostaria de falar um pouquinho da minha tragetoria no esporte de Rio Paranaiba , tbm naw sou diferente do professor silvinho ,falar do presente e muito facil mais lembra do passado naw e pra quaquer um naw .....se vcs naw se lembra tbm lutei muito pelo esporte de nossa cidade tando no fut sal e com o volei naw foi diferente , incentivel muito estas modalidades por mais de 10 anos , das criaças q treinei nas escolinhas de volei e futsal hoje alguns ja casados ...como na epoca naw tinhamos o incentivo dos nossos governantes ficava ainda mais fificil mais naw desisti naw , tive ainda mais força pra lutar e tira-los das ruas e dos ricos das drogas e isso permaneceu por mais de 10 anos ...pra terminar gostaria de deixar uma mensagem , a duas coisas q nunca volta a palavra q sai das nossas bocas e a pedra a atiramos , fiquem com deus e q ele os ilumine sempre ..... há lembrando a vcs naw muito dificil me encontar naw , estou sempre no meu local de trab um grande abraço a todos .....

    ResponderExcluir
  3. Val esperava você aparecer aqui mesmo e convidá-lo a dizer a sua verdade sobre o esporte de Rio Paranaíba! Eu almejava que você visse estes posts e pudesse compartilhar conosco suas vivencias nesse pequeno tempo como chefe da divisão dos esportes. Conversei com o prefeito e ele me disse das dívidas e das dificuldades, por isso quero dar a chance a você de falar sobre a dificuldade de conseguir trabalhar sem ajuda financeira. Estamos combinados? Peço a você que faça um texto e mande para o meu e-mail : pallomahsilva@gmail.com e publicarei-o na integra. Afinal, A Cidadã não está aqui apenas para mostrar um lado dos fatos, este meio de comunicação está aberto a qualquer um poder expressar suas ideias e verdades.

    ResponderExcluir
  4. *---* Me orgulho tanto tanto de ter o Rio Paranaíba como cidade natal, me orgulho demais do povo que vive em prol dos cidadãos, como minha amiga Palloma, e mais orgulho de ter tido como professor e amigo o Silvio Boaventura, que vejo a luta incansável mesmo dele pra todos os beneficios que ele ja providenciou pelo nosso lazer, por educação e por gosto, eu o admiro muito, e torço para que ele consiga chegar ao seu objetivo quanto a nossa cidade ... Perfeito seu blog amigaa ... *-*

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada Alice! :D
    Obrigada mesmo, é muito bom ver que apesar de não morar aqui, se interessa muito mais do que as próprias residentes da nossa cidade! Muito obrigada!

    ResponderExcluir

 
Toggle Footer
Top