sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
0 comentários

Bolsas: Mobilizemo-nos por nossos direitos!

05:09
Essa cidade ultimamente tem dado pano pra manga para este blog e demais meios de comunicação "revolucionários" de Rio Paranaíba. É a dívida de milhões de reais, são os investimentos que muitos dizem desnecessários, é vereador querendo aparecer, sinceramente, estou adorando esta política. 
O fato é que as bolsas instituídas por lei que ajudavam a estudantes carentes rio paranaibanos a se manterem nas universidades particulares está suspensa e sem tempo determinado para voltar. O dinheiro dessas bolsas seria o dinheiro que sobra do orçamento da casa, porém, ano passado foi deixado de repassar este dinheiro e as bolsas foram custeadas com a verba que vem para Educação Básica. Este ano, alegou-se que o que sobrasse da verba orçamentária da casa seria destinado a prefeitura afim de ajudar a saldar a dívida, o que na minha opinião não é necessário.
Artigo 1º e 7º da Lei municipal nº 1249/2009, onde que fica claro que a responsabilidade DO PAGAMENTO E DO RECURSO FINANCEIRO é do TESOURO MUNICIPAL, ou seja da Prefeitura, e não como está sendo falado que a Câmara que é a responsável pela devolução do dinheiro. Assim, acho q entendo que o movimento deve ser organizado não diretamente para a Câmara e sim como os universitários da UFV vez na porta da PREFEITURA. Art. 1º. Fica autorizado o Poder Executivo a instituir o Programa de Bolsa Universitária para estudantes do curso universitário de graduação ou licenciatura, com recursos insuficientes, próprios e familiares, para o custeio de seus estudos. Art. 7º. Os RECURSOS FINANCEIROS para implementação e operacionalização do Programa serão oriundos do TESOURO MUNICIPAL, através de dotação orçamentária própria, e a ampliação do número de bolsas dar-se-á, também, por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas, especialmente empresas e entidades não-governamentais, além de outras fontes e convênios a serem obtidos pela organização gestora.
Texto retirado do facebook 
Mesmo sendo oriundo do tesouro municipal, continuo a alegar a importância da mobilização dos estudantes, pois só assim conseguirão ser ouvidos. 
Essa é a situação, meu caro leitor, e você me pergunta o que fazer diante disso... Vocês se lembram quando o transporte para a UFV seria cobrado? Lembram do que foi feito para reverter tudo isto? Foi feito uma manifestação dos estudantes e até de alguns vereadores que votaram contra essa cobrança. Agora me diz você, estudante que necessita dessa bolsa para ter o seu diploma, porque ainda não começou a organizar uma manifestação a frente da câmara para exigir o seu previlégio instituído por lei? 
Lembrem-se do que A Cidadã tenta colocar na cabeça de vocês sempre, vocês tem o poder nas mãos, devem aprender a usá-lo e usá-lo a favor da sociedade e esta é a hora. Organizem-se e façam uma manifestação pacífica na frente da câmara. Eu tenho certeza que conseguirão as bolsas, nós temos muitos vereadores ótimos, mas que precisam ser lembrados que vocês sabem dos seus direitos. E com a manifestação de vocês e a competência dos nossos eleitos, vocês conseguirão essas bolsas novamente. Mas não dá pra ficar reclamando um para o outro, isso não traz resultados, infelizmente!
Se essa lei estiver baseada nas sobras mesmo, pois se esta lei estiver baseada nestas sobras não podemos exigir que o repasse para as bolsas aconteça, já que ela não é prioritária. O que vocês podem pedir é que haja uma lei que regulamente uma verba própria para isso, se possível! 
E você autoridade que possa estar lendo este post fica o meu apelo. Muitos desses jovens e adultos que necessitam dessas bolsas, trabalham o dia todo para conseguir pagar parte da faculdade, deixam filhos, pais em casa para ir estudar, pois acreditam num futuro melhor para eles e suas famílias. São pessoas que podem um dia se tornarem ainda mais importantes do que já são para o crescimento da nossa Rio Paranaíba, não dá para dar as costas a eles e fingir que nada está acontecendo. Sabemos das dívidas deixadas da outra gestão, mas sabemos que temos um grande orçamento e com a administração de vocês, com certeza essa dívida será saldada. A prefeitura tem este orçamento, estes estudantes talvez não tenham o mínimo que seja para lhes garantir a continuidade nos estudos. Enfim, eles não devem sofrer as consequências da má gestão anterior. São vítimas assim como todos nós!
Vocês, estudantes, que se interessaram em mobilizar diante desta questão, se precisarem de mim ou do blog para expor suas ideias e vivências, estou aqui para ajudar e apesar de não depender dessas bolsas, eu sei muito bem que como cidadã eu também posso abraçar essa causa junto a vocês!
Compartilhem esse post para aquele seu amigo que você sabe que depende dessa bolsa, vamos nos mobilizar e buscar os nossos direitos!


Colaboração de Júnia Gonçalves.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top